Acompanhamos e estudamos a prática do BDSM há mais de 15 anos e em todo esse tempo conhecemos muitas pessoas que vivenciam o BDSM, entendendo que o BDSM é tão diversificado quanto as pessoas que o praticam. Quem essas pessoas são e como eles carregam seus relacionamentos coincidem em várias atitudes em relação a vida e ao modo de se relacionar. Aprendemos sempre muito com todos eles.
A lista a seguir, mostra um pequeno resumo de tudo o que é considerado básico e também essencial para a prática do BDSM. É um reconhecimento e reflexão tanto aos iniciantes, curiosos e até fetichistas experiêntes de como é uma maneira de viver o BDSM com ética e respeito.
- 1. Eu entendo que a única pessoa responsável por mim é eu e eu assumo as consequências das minhas decisões. Eu pratico o autocuidado.
- 2. Eu não me envolvo com menores e não os manipulo na minha conveniência. Além de saber que é um crime, entendo que não é sensato ou ético me envolver com menores de idade. Eu sou uma pessoa sensata.
- 3. Tenho a capacidade de fazer acordos e tenho limites claros e não vou impor nada a força e não deixo ninguém constrangido ao não fazer o que eu quero. Eu posso dizer não e respeitar e receber um não.
- 4. Não abuso nem aproveito com base no papel que assumi.
- 5. Eu não engano e nem minto para obter o que eu quero.
- 6. Eu sei que os relacionamentos de BDSM devem ser levados com discrição. O que acontece na cena BDSM, fica lá.
- 7. Eu reconheço na outra pessoa e em mim um ser humano e sou capaz de vê-lo e vê-lo. Além de respeitar e me respeitar além de um papel. Entendo que a pessoa está acima do papel e sei que não sou um papel.
- 8. Eu não uso BDSM para esconder meus traumas emocionais ou retaliar o que aconteceu na minha vida.
- 9. Eu sou educado, aprendo e questiono questões relacionadas ao BDSM, não acredito na primeira coisa que me dizem. Ele formou minhas próprias opiniões.
- 10. Não esquecerei de que o BDSM deve ser agradável para mim e para as pessoas com quem estou envolvido.
Esta é minha pequena contribuição sobre esta arte sexual tão apreciada, que vai muito além dos filmes da moda. É um estilo de vida que requer dedicação, estudo e disciplina.